NÃO SEI SE RIA OU SE CHORE.
.
.
.
Encarnadas batem Braga no Seixal, uma vitória sobre adversárias de valor (pelo menos, da baliza para a frente), mas, ainda assim, uma vitória que não altera minimamente a minha percepção, de que as rubras têm, desde o verão de 2023, vindo gradualmente a perder potência.
Martin-Prieto ficou no banco, em favor de Nycole Raysla, quando há 4 meses teria sido o oposto. Ainda há semanas (alguns) se lamentavam que a espanhola iria embora no final do contrato, mas agora, com 3 (três) golos marcados em 13 (treze) jogos, duvido que (alguns) sintam a sua eventual ausência.
De algo estou seguro, não mais irá ela receber cartas de um adepto (de um clube rival) a referir-se a ela como "La Automotora". No máximo... "vagão restaurante". Pessoalmente, simpatizo com as duas (espanhola e brasileira)
Beatriz Isabel Cameirão parece começar a perder o seu espaço no XI titular, algo que não me choca, pois penso que o valor actual da Alentejana desilude em relação ao potencial que nela enxerguei em 2022.
Em tempos, pensei que Cameirão viesse pela "Coroa", mas agora, a este ritmo, penso não ser exagero prever, que em 3 anos, com 40 anos, NETO continuará a não deixar que Beatriz Isabel lhe pise o manto ou lhe toque no ceptro. No seu melhor, são duas individualidades que justificam o preço de admissão, caso, como em tantas ocasiões acontece, a admissão não fosse ZERO euros.
(importante esclarecer, que NETO, mesmo quando não no seu melhor, raramente é tão "inconsequente" ou "diletante" quanto várias outras...)
Para desafogo das vermelhas, a Eng.ª Pauleta (28) está a retornar, e na próxima temporada, Andreia Norton (29) deverá ter regressado, mas provavelmente, terão que ir buscar mais uma média ao mercado, ou arriscam-se a que a média de idades se aproxime demasiado dos 30.
O que vale, é que a seu tempo, irão testemunhar o regresso de Ana Catarina, que aos 36 anos, com as suas 15 nanogramas de testosterona (total) estará pronta a aportar vivacidade e vigor a uma equipa que está em claro retrocesso, mas, que ainda que a braços com essa decadência, consegue ser melhor (por ora) que todas as outras.
(correm - insubstanciados - rumores, que Ana Catarina comprou uma quinta em Gouveia e intenciona povoá-la com cabras, tendo para esse efeito já adquirido os serviços de 3 belos espécimes caprídeos, que respondem pelos nomes "Mariana", "Vaz" e "Pinto". Não conheço essas 3 "cavalheiras", mas imagino-as a serem entrevistadas por Irene Palma.
Carole Costa parece estar a ser "congelada" esta época. Quem a conheça pessoalmente, só lhe pode desejar sempre as maiores felicidades.
Não creio, que Clarinha seja (ou venha a ser) o que a sua empresária/intermediária preconizou durante anos num interminável fluxo de (repetitivas e - no meu entender - "tóxicas") entrevistas.
Felizmente, têm por lá a Dra. Diana Silva, para aviar (em caso de necessidade) os diuréticos à canadense, terapia de reposição de testosterona para a velha Ana Catarina, e claro, os estabilizadores de humor para a Automotora.
Telma Raquel está mais delgada que nunca. Como diriam as más-línguas... "os quilos que ela perde, a esposa anda a encontrá-los...". Deve sempre ser enaltecido, quando uma jogadora "pesadinha", mostra maior disciplina e respeito para com mestres-pagadores que lhe depositam o sustento na conta. Foi o caso com Andreia Norton, com Chandra Davidson, e é-o agora com Telma.
Impressionante a hipertrofia de Beatriz Fonseca nos braços (nas pernas já há muito que deixou de ser novidade). Um bom adjectivo para a qualificar seria "espessa".
Relativamente ao Sporting, ou é uma equipa melhor do que eu considero, ou então... não consigo explicar o facto de Ria Bose (a quem os mauzinhos apelidam "lábios-de-pato") não jogar pelo Sporting, mas joga pelas inglesas Sub-20. E isto, não é uma "acriminação" velada ao treinador, se ele não acredita nela, faz bem em não a meter, e daqui por 8 meses estará quiçá... no Sassuolo, a competir com Jacynta Gala pelo espelho, o secador e a penteadeira. Com alguma sorte, ainda os italianos vêm cá buscar a Brenda e a Potra, pois ambas são titulares, portanto, devem ser muito melhores do que eu as entendo.
Aliás... em duas temporadas a soldo do Sporting, Ria jogou precisamente 7 (sete) minutos pelo Clube, quando entrou aos 82 vs Torreense em outubro de 2024. Mas no mesmo espaço temporal, julgo que ela jogou 10 (dez!) jogos pelas selecções Inglesas. De facto, ou somos melhores do que eu cria (e cria na Ria), ou então, as Selecções das "Tree Lionesses" devem estar pelas ruas da amargura. Se alguém me dissesse que a Selecção Sub-19 inglesa era top 5 no mundo, então... ou o Professor Micael tem que ir ao oftalmologista, ou a Ria não anda a dar o litro (ou as nanogramas) nos treinos.
Dani Arques tem momentos em que me faz lembrar de Joana Marchão, mas felizmente, enquanto jogadora, não encontro quaisquer semelhanças.
Continuo a não crer que Rui Borges seja um grande treinador, e por essa mesma (des)crença, julgo que ontem tivemos sorte, pois conseguimos empatar na casa de um clube liderado por um homem cujo empresário há 15 anos disse (no Dubai), que ele iria ser o melhor treinador dos próximos 500 anos.
A.C.F.
06/12/2025.

Comentários
Enviar um comentário