QUANDO 2026 CHEGAR!

.
.
.
Sem embargo do futebol feminino estar, na minha opinião, em gradual retrocesso desde o verão de 2023, ouvi há um ou dois anos, o presidente da FPF afirmar que os jogos eram vistos por milhões na televisão. O que me fez uma certa confusão, tendo em mente, que já fui a jogos em que a entrada era gratuíta, e apesar de acontecerem no meio de bairros com dezenas de milhares de residentes, talvez 50 a 100 pessoas apareceram nas bancadas.

E, num jogo transmitido via youtube, nem 200 visualizaram um jogo do Sporting. Portanto, presumo que os milhões (e milhares nas arquibancadas) "colados" à televisão só se manifestem pela bandeira e o hino de portugal.

Estimo que o Futebol Feminino do Sporting tenha entre 200 a 400 adeptos verdadeiramente devotados. Os restantes, caso seja cómodo estarem presentes, fá-lo-ão, sobretudo pelo escudo, e não pela modalidade ou devoção às jogadoras.

Julgo que há uns 18 meses, um derby feminino transmitido em canal aberto, conseguiu quase meio milhão de espectadores, mas suspeito que a maioria, não saberia a diferença entre a Telma Raquel e a Rachel Welch. Gosto das duas, mas prefiro a "nossa"

Está devidamente estabelecido historicamente, que a grandeza de um desporto (ou partido) mede-se pela sua base de apoio (a qual, poderá ser monetizada), e não pela sua monetização. E essa base de apoio é conseguida através do máximo de visibilidade, a qual, passa quase sempre por transmissão em canais de sinal aberto, entradas livres e em locais acessíveis.

Em 2017, o Sporting abriu Alvalade gratuitamente aos sócios, e afluiram 10.000 "Leões". Em 2025, cobraram aos sócios e venderam bilhetes a não-sócios, o que não só redundou num afluimento 70% menor, mas permitiu a que a maioria dos presentes viessem apoiar as forasteiras.

Tentar "estrangular" económicamente uma modalidade, que não está em crescimento, mas em ligeira recessão, é uma prática pouco sensata.

Sei que em Alvalade, estiveram 3773 adeptos, enquanto em fevereiro de 2017, estiveram 9263.

Aqui, neste blogue, na mais recente crónica, fomos abençoados com 6937 visualizações. Talvez, por sermos dissonantes de uma comunicação corporativo-institucional, e que parece em escasso contacto com a realidade, similar aos discursos pós-eleitorais de algumas.

No entanto, outra incumbências me clamam para 2026, 'tempus fugit', disponibilidade escasseará.

Presciências? Apenas que Micael Sequeira será dispensado nas próximas semanas. Mudanças mais fracturantes, talvez entre maio e julho. Isto não são desejos, diria que são inevitabilidades relativamente previsíveis, pois há um histórico, e através dele, podemos divinar o futuro próximo. Acredito que o treinador seja uma boa pessoa, mas não parece ter "força" para ser decisivo no projecto.

O projecto do futebol feminino do Sporting é uma desilusão, não por não ganhar, mas por não conseguir sequer estar ao nível do seu potencial, seja devido a algumas se terem acomodado a um défice de exigência e de disciplina, ou o nepotismo e incompetência que parece grassar a secção. Mas isso, cabe o departamento de recursos humanos resolver. Quem nos dera que as pessoas em redor de algumas jogadoras fossem tão capazes nos seus empenhos quanto as atletas são naquilo que lhes compete.

E menciono incompetência (ou subserviência), quando no jogo mais importante da época:

- Cláudia Neto ficou no banco.

- Brenda Pérez, cuja produção em 18 jogos em 5 anos vs benfica foi negligível mas continua a ser titular.

- Cancelinha foi titular pela primeira vez em 60 dias. Obviamente que teve que ser substituída. Impressionantes gastrocnémios!

- 2.ª melhor marcadora (Santi) da equipa ficou no banco.

- Samara Lino, sem ser uma jogadora estrondosa, fisicamente, oferece claramente mais que Brenda, mas ficou no banco.

- Jeneva a cair na ala, apesar de não ter características físicas para as funções. E fez todos os 90 minutos... Terá para o treinador sido uma surpresa que o golo tenha surgido do corredor com Érica e Jeneva? Para mim não foi. Nem para o Boloni teria sido.

E entendo perfeitamente as frustrações dos "outros", pois esta é a sua pior equipa dos últimos 6 anos, e talvez o melhor plantel do Sporting... e mesmo assim, Cameirão parece estar em "declínio", e Pauleta, parece muito(!!) mais pesada do que antes da lesão. Sei que Cristina M-P anda a correr muito nos treinos, mas o problema, parece ser que os torresmos também correm, e estão a começar a apanhá-la. Sugiro torresmos em vez de salpicão, não vá a sua natureza... faliforme perturbar alguém.

Especialmente para a Georgia, Cláudia, Telma (e Ana), Beatriz, Dani, Santi, Miri, Armengol, e toda a equipa técnica e as suas famílias, Um Santo e feliz natal!

E claro, também para a Carla Couto.

As melhoras para Miri, Borges e Norton.

Extra-Fem: O Sporting jogou bem em Guimarães, se se "mantiver na roda" do FC Porto até final de janeiro, podemos ter uma surpresa no campeonato.

A.C.F.

24/12/2025

"Meio-metro", pff, não cascateies a "juba" sobre os ombros, e não uses esses brincos, é tudo demasido rústico e '
démodé' para uma mulher tão jovial.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O CRIADO E A MENINA

¡MUCHÍSIMAS MÁS!!!