AS BEM-AFAMADAS
.
.
.
Há 249 anos, enquanto a escuridão tudo envolvia em seu manto, e os flocos alvos desciam dos céus, o "General à Prova de Bala", George Washington atravessou o Rio Delaware, no comando das tropas das 13 colónias.
.
Era natal, mas o comandante desembarcaria em New Jersey, e brevemente... as tropas britânicas saberiam que os seus dias a oeste do atlântico estavam contados. Claro, Washington tomou a iniciativa, porque era ele quem mandava, a pessoa certa tinha nele investida a autoridade.
Em tempos correntes, bizarras situações se processam, em que a "Madrinha Margarida", cuja carreira se resumiu a 2 (dois) jogos na primeira divisão, é ela quem manda, e manda num indivíduo que nem deve conseguir distinguir Edite Fernandes de Edite Estrela, ou Carla Couto de Fernando Couto ou Cláudia Neto daquele "agricultor" que a "Móni-Móni" lá deixou a fazer figuras tristes na Cruz-Quebrada.
Também não escapou à minha percepção, que Bruno Miguel Silva do Nascimento, que habitualmente é conhecido pelo 'nom de guerre' de BRUNO LAGE, antigo marinheiro-mor da rubra nau Seixalense, foi "corrido" dos rubros a 17 de setembro (curiosamente, o meu dia de aniversário).
Ora, quando o homem do leme foi deposto a 17 de setembro, à 5.ª jornada, ele estava, a tão-somente 4 pontos da liderança (FC Porto), e a 1 pontinho do 2.º classificado (aqueles Leoninos, por toda esta orbe... tão bem-afamados).
Avançando 102 dias, à 16.ª jornada, e eis que o seu sucedâneo, José Mourinho, já se encontra a 10 pontos dos líderes (FC Porto), e a 5 dos célebres leões.
Creio ter sido Santiago Gregorio Fuentes que em tempos disse, "o humor é um débil substituto para a inteligência", e Ronald William Miller que concebeu, "deflecção intelectual é a arma dos que frequentemente fracassam".
E... Mourinho, em tempos, anunciado como aquele que seria o melhor treinador durante 500 anos... afirmou ter vencido por 3-2 em Braga, e a máquina de spin (tenho ali duas toalhas turcas necessitadas...) dos rubros, tenta, aparentemente, uma vez mais, pela ingenuidade adentro dos seus adeptos cavalgar. Mas, julgo ter sido Sancho Pança que o disse, "só os néscios cavalgam em burros"
E eis, que aqueles que se "rameirizam" a troco de reles ducados, tentam aos asnos explicar, que quem lhes paga (aos "prostitutos") são fantásticos e as suas escolhas, fabulosas.
Claro, se são perfeitos, muitíssimo bons e além-humanos, então, os insucessos só podem ser explicados através de intervenções tenebrosas. Claro, (com as devidas distâncias) Hitler, tinha os semitas, Estaline tinha os plutocratas, as incompetentes têm o patriarcado, e os perdedores, têm os árbitros. A culpa é sempre de outros.Mas Claúdia Neto, não tem capote, nem anda à chuva...
Numa amostra de dimensão substancial, creio que até os asininos entendem, não ser possível depositar crença nuns pobres diabos que alegam que fazem tudo bem (isso será humanamente possível? Só para quem acredita em super-homens, Lebrons e Pogacars...) e que andam sempre a ser vítimas de circunstâncias... Até porque, no seu intímo intelectual, ninguém crê em pessoas que estão sempre a assumir-se como ultrajados e feridos. No meu tempo, eram denominados de... "mariquinhas"
Quantos aos egrégios Leões, muito satisfeito fico eu, ao ver Eduardo Quaresma brilhar. O Sporting tem na sua hoste, dois (Suárez e Ioannidis) dos 4 melhores avançados em Portugal. Maxi Araújo está a ser uma revelação, ao ponto de quase parecer estar a ser orientado por uma versão (melhor) de Rui Jorge. Flávio Gonçalves vai somando minutos. Mas Vagiannidis em grego deve querer dizer... "Esgaio" ou "Cédric"
Sem Quenda, sem Pote, sem Debast, sem Diomande, mas o "Rui de Mirandela" lá tem evitado os rochedos, os bancos de areia e as falésias.
Gosto de um treinador que fala pouco. Se lá estivesse a "Mariana Introvertida", passaria as conferências a dizer que era mal-remunerada, que os relvados não eram bons, que os balneários eram maus, que os horários tinham sido mal estabelecidos, que era vítima de sexismo, de homofobia, etc. Aparentemente, é vítima de tudo, excepto de... falta de auto-estima e de delírios persecutórios... Ao menos o "Mickey", apenas se lamenta que está triste (estamos todos!) e que não há atitude. Quem foi que disse, "quando há madrinhas, há ronha!"?
Li algures, talvez naquele diário desportivo em que confundem (em quantidades.... recorde) "sagrar" com "sangrar" e "manuseado" com "municiado", que alguém quer o Diomande.
Se o querem, isso é bom, se estiverem dispostos a compensar-nos adequadamente... ainda melhor será. É um bom jogador, mas, ao contrário de Dani Arques, nunca liguei a televisão por causa dele. Não é nenhum "Desailly" (ou "Damjanović"), talvez seja uma versão mais sensata de Joseph Enakarhire, mas não o entendo como um insusbtituível. Por 60M€, até o levaria à Portela, mas como não conduzo, oferecer-me-ia para ir a pé com ele de Alcochete até ao Humberto Delgado, até porque, as Santandrinas alentajanas no balcão da TAAG são calorosas, após o vinho (lhes) ser servido.
Questiono-me frequentemente, Ana Catarina (Borges) em 2025/26, seria mais útil jogando pelo Sporting como central direita ou extrema direita (ironicamente, ela está mais à esquerda que a Dra. Odete Santos) pelo que nos aportaria em campo, ou ser-nos-ia mais proveitosa estando (como está) a (farto) soldo das "rubras", garroteando a sua folha salarial, enquanto, em vez de jogar, anda na galhofa com a Pauleta e, como se dizia nos anos 40, "anda na comédia" (com a Gasper).
Desconheço (mas consigo divinar) o que o futuro reserva a Mónica Susana, que agora, até insinua (mas não se atreve a afirmar) ser "rubra" desde pe-canina, mas algo de facto mudou, ela tinha melhor gosto em calçado quando estava na FPF. Não sei bem o que é aquilo, mas parecem uns mocassins da camport, julgo que ninguém calça aquilo desde os anos 80.
Que o novo ano traga alívio a todos os que terminam este sobrecarregados.
E as melhoras para Cláudia Neto, pois andar com a equipa às costas deve ser terrível para suas vértebras lombares.
A.C.F.
30/12/2025
Comentários
Enviar um comentário